Fungos do bem


FUNGOS DO BEM


O paulistano Ricardo Alex de Sá, 28, agrônomo formado pela Universidade Federal de Lavras, tem vínculos afetivos e familiares com Águas da Prata. Seus avós maternos, como tantos, vieram da Itália no pós-guerra para trabalhar na lavoura de café. Se estabeleceram inicialmente no Bairro Alegre.


Faculdade concluída, Ricardo foi para Santa Catarina labutar no ramo de fertilizantes. Morar em Águas da Prata foi um clamor das raízes e a necessidade de estar próximo dos pais, então aposentados e residindo na estância.


A esposa Nathana Vieira, 27, mineira de São João da Mata, ele conheceu durante o período universitário. Ela cursava Engenharia de Alimentos na mesma instituição em que Ricardo fazia Agronomia. O trabalho num laticínio em Lavras foi a primeira, e não muito realizadora, experiência profissional dela. Nathana queria empreender e uma vida no campo.


Da junção de vontades, diplomas e premências, o cogumelo shitake foi eleito para ser o ganha-pão do casal. Zeraram as economias e compraram um pequeno sítio nas montanhas, no trajeto do Caminho do Fé. A propriedade escolhida tinha uma vista cinematográfica e estrutura nenhuma. Começaram do nada. Estudaram fungicultura, pesquisaram mercado, adequaram o terreno íngreme e construíram uma estufa.


Estão aí na nobre lida, Ricardo e Nathana, desde janeiro deste ano espalhando fungos do bem —sem qualquer química, agrotóxicos ou conservantes— nas mesas desta Mantiqueira de tantas exclamações.


🍄🍄🍄🍄

Fui gentilmente suprido com precisas informações técnicas e selecionados shitakes para redigir o post. Dou-me o direito de não sair da minha cerquinha cronística, fotográfica e gastronômica, e ofereço aos leitores somente o meu modesto escrito, o risoto de shitake com pancetta defumada da imagem e o contato dos fungicultores que estão disponíveis, não só para o comércio do produto, mas também para explanações sobre interessantes especificidades do cultivo de cogumelos e afins.


🍄🍄🍄🍄

Cogumelos Entre Serras

Km 143 da rodovia Águas da Prata-Poços de Caldas

Zap-Shitakes 35 9919-5366 // 19 99960-6770

Entregas em Águas da Prata, São João da Boa Vista e Poços de Caldas


🍄🍄🍄🍄

O pequeno empreendedor precisa de você. Ajude quem precisa do seu consumo nestes tempos tão difíceis. Valorize quem trabalha com produtos locais e orgânicos.

Fale Conosco

Curta nossa Página

© 2018 Na Mantiqueira.